Arroz doce caramelizado fácil de fazer e perfeito para servir na sobremesa

arroz doce cremoso e caramelizado
Arroz doce cremoso e caramelizado – Créditos do Canal : Cozinha sem Misterio

Hoje trago para vocês uma receita deliciosa de arroz doce cremoso com um toque especial de caramelização. Essa sobremesa clássica é perfeita para servir em qualquer ocasião, seja um almoço de família, uma festa ou até mesmo para matar aquela vontade de um docinho. Prepare-se para ficar com água na boca e aprender a fazer um arroz doce que vai te conquistar!

Como fazer o melhor arroz doce caramelizado

Cozinhe o arroz em água até ficar macio. Em outra panela, ferva o leite com leite condensado, canela, casca de limão e sal. Adicione o arroz cozido à mistura e cozinhe até obter consistência cremosa. Prepare a calda caramelizada em uma frigideira e despeje sobre o arroz doce. Deixe esfriar na geladeira antes de servir. Polvilhe canela em pó por cima, se desejar. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Ingredientes para a receita de arroz doce caramelizado

  • 1 xícara de arroz
  • 2 xícaras de água
  • 4 xícaras de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 canela em pau
  • Casca de limão (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de açúcar
  • Canela em pó para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque o arroz e a água e cozinhe até que a água seja absorvida e o arroz esteja cozido.
  2. Em outra panela, coloque o leite, o leite condensado, a canela em pau, a casca de limão (se estiver usando) e o sal. Leve ao fogo médio e deixe ferver.
  3. Assim que o leite ferver, adicione o arroz cozido e mexa bem. Reduza o fogo para médio-baixo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o arroz absorva o leite e o doce adquira uma consistência cremosa. Isso pode levar cerca de 20-30 minutos.
  4. Enquanto o arroz doce cozinha, prepare a calda caramelizada. Em uma frigideira, coloque o açúcar e leve ao fogo médio-baixo. Mexa constantemente até que o açúcar derreta e forme um caramelo dourado. Tome cuidado para não queimar o caramelo.
  5. Assim que o arroz doce atingir a consistência cremosa desejada, retire a canela em pau e a casca de limão (se estiver usando). Despeje a calda caramelizada sobre o arroz doce e misture delicadamente para incorporar.
  6. Transfira o arroz doce para uma travessa ou tigelas individuais. Deixe esfriar um pouco e, em seguida, leve à geladeira por algumas horas para ficar gelado.
  7. Antes de servir, polvilhe canela em pó por cima, se desejar. Sirva o arroz doce cremoso e caramelizado gelado ou em temperatura ambiente.

Gostou? Siga o @receitasobremesa.com.br no Instagram. Lá tem receitinhas como essa todos os dias.

Veja outras receitas interessantes

Navegue nas nossassugestões.

Outras Receitas

Prove este delicioso bolo azul com Ganache de Cair e que surpreende a todos
bolo azul com ganache de escorrer

Bolo azul com ganache de escorrer - Créditos do Canal : Adriene Amorim Cake e Arte Read more

Aprenda como fazer creme de leite caseiro com apenas 4 ingredientes e nunca mais precise comprar!

Se você é apaixonado por culinária e gosta de preparar receitas deliciosas, certamente já se deparou com a necessidade de Read more

Eleve seus bolos de festa e bolos no pote com o irresistível recheio mousse trufado de maracujá

Se você está buscando uma opção deliciosa e refrescante para rechear seus bolos de festa ou potes, o recheio mousse Read more

Delícia de Abóbora Pronta em 5 Minutos: Aprenda a Evitar o Desperdício em Casa!

A abóbora é um legume delicioso e versátil, podendo ser utilizada em diversas receitas. Se você tem abóbora em casa Read more

Siga-nos através do Google Notícias

ou